28 outubro 2012

Futebol Virtual #7: International Superstar Soccer



International Superstar Soccer (1994)



Em 1994 tivemos o lançamento, pela Konami, do primeiro jogo da série ISS. Foi lançado para Mega Drive, Super Nintendo, PlayStation (1 e 2) e Xbox, entre outros. O jogo tinha tudo: bons controles, gráficos, IA (inteligencia artificial) desafiadora, entre outros.


Todos ficaram impressionados com o nível de realismo em ISS. A Konami não conseguiu autorização de colocar os nomes verdadeiros nos jogadores, como Fifa International Soccer. A solução era colocar nomes falsos nos jogadores, como todos os outros jogos.

Alguns jogadores se destacaram por terem suas habilidades acima da média dos outros jogadores, mas tinha um que era melhor de que todos os outros: Allejo.
Allejo era jogador do Brasil, e por usar a camisa 7 nas primeiras versões diziam que era Bebeto, o que parecia ser verdade, nas outras versões usava a camisa 9 e passou a ser careca, ou seja, ele virou Ronaldo Fenômeno, oque também parece ser verdade.

Esse foi o primeiro tempo, se quiser ver o segundo clique aki

Em 1996 a série mudou de nome, passou a se chamar Winning Eleven (inicialmente esse nome seria adotado somente no Japão, mas se popularizou pelo mundo).

Winning Eleven 3 não foi inovador, mas caiu no gosto das pessoas, com isso surgiu uma enorme mancha na história do game: a pirataria. Com uma estrutura fácil de modificar, quem entendia do assunto começou a fazer "melhorias" e vende-las ilegalmente. Mas que atire a primeira pedra quem nunca comprou um "Brasileirão" ou "Libertadores" para o PlayStaion (1 ou 2).

Em 2001 a série mudaria de nome mais uma vez, passando a se chamar Pro Evolution Soccer (PES)


Pro Evolution Soccer 2013 está sendo considerado melhor do que Fifa 13, graças ao cuidado nos detalhes, à renovação dos controles e, um ritmo mais cadenciado e realista das disputas de bola e, principalmente para os brasileiros, o comprometimento da Konami em oferecer os 20 times do Brasileirão oficializados e com a possibilidade de disputar a Libertadores na Master League.

Mas nem tudo são flores, Pes 2013 esta desatualizado, e alguns jogadores brasileiros não tem nada a ver com os "originais", como por exemplo Marcos Assunção do Palmeiras, ele esta cabeludo e não bate bem as faltas. Mas não é nada que uns pequenas ajustes manuais não resolvam.

Com toda certeza, International Superstar Soccer/Winning Eleven/ Pro Evolution Soccer foi um dos jogos de futebol que foi mais bem recebido e chegou mais longe. Até hoje é tido como referência do gênero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...