18 novembro 2012

Futebol Virtual #10: Especial Analise de PES 13 e FIFA 13

Games de futebol da Atualidade



Neste post especial de Futebol Virtual, vamos fazer analises dos games de futebol recentemente lançados: PES 2013 e FIFA 2013.
Apesar da imagem (que peguei do Uol Jogos, aproveitando que o li para ter um amparo para a postagem), não estamos aqui para dizer qual é melhor, e sim para fazer uma analise dos dois jogos, e depois colocar os pontos positivos e negativos dos jogos "frente-a-frente" para você tirar suas próprias conclusões.


Pro Evolution Soccer (PES) 2013



A Konami parece ter feito um jogo muito bom, pelo menos bom o suficiente para deixar os gamers indecisos, com alguns dizendo que é o melhor "PES" desde o PlayStation 2 . A mecânica do jogo mudou, inclusive os comandos para dar dribles, obrigado o jogador a reaprender alguns dribles que já conhecia e sabia como fazer.

Pro Evolution Soccer traz todos os times brasileiros da série A (pelo menos desde ano), sem falar do estádio do Morumbi e Vila Belmiro, que estão no jogo, se não me engano, pela primeira vez e com muitos detalhes.

E os uniformes, que nas outras edições do jogo havia um ou outro "errado", dessa vez esse erro foi corrigido (exceto em alguns uniformes de seleções).

Apesar disso tudo, o jogo peca na desatualização, pois, por exemplo, Ganso não está no São Paulo, Diego Souza ainda no Vasco entre outros. O visual dos jogadores brasileiros também não está agradando ninguém, como Marcos Assunção do Palmeiras, ele simplesmente esta cabeludo e não bate faltas como bate na vida real.

A animação parece ser outra coisa que a Kanami pecou, à alguns movimentos robóticos dos jogadores, e goleiros pulam em bolas rasteiras "do nada" como antigamente no International Superstar Soccer. Os impedimentos são outra coisa que irrita os jogadores no multiplayer, os atacantes parecem não saber se posicionar para não ficar impedido, e boas jogadas podem acabar em impedimento.

Antes de partir para a analise de FIFA 13, veja o vídeo-análise do Uol jogos, pois na minha analise pode estar faltando alguns detalhes importantes. Clique aqui para ver o vídeo.

FIFA 2013



A EA desta vez preferiu não arriscar muito em Fifa 13, pois afinal, "time que esta ganhando não se meche".

A melhor coisa que Fifa 13 nos trouxe em relação ao Fife 12 foi nos passes, chutes e domínios de bola, agora não basta só dar o passe receber e sair jogando, dependendo de quem passa a bola, ou a distância, o passe sai ruim, e também dependendo como o jogador recebe o passe, a bola pode escapar do jogador, ir para um lado que o jogador não queria e mudar completamente o contexto da jogada.

A inteligencia artificial em Fifa esta muito boa, com os atacantes atentos ao redor para não ficar impedido e para receber a bola livre de marcação.

Depois de alguns anos sem narração em português, Fifa volta com a narração em nossa língua com Tiago Leifert e Caio Ribeiro, que se por um lado alguns adoraram essa novidade com a narração mais descontraída, outros não gostaram nada da narração em si.

Se por um lado a EA acertou em não mexer muito no Fifa, acabou decepcionando aqueles que esperavam um jogo inovador como o do ano passado. O jogo não tem quase nada de novo, que é uma tradição da série.

Um grave erro com os jogadores aqui do Brasil é que a torcida do São Paulo grita a todo instante "Palmeiras minha vida é você!" da torcida do rival Palmeiras.

Caso queira uma analise melhor mais completa de Fifa 13 clique aqui.

--------------------------------------------------------------------------------

Geral

Por mais incrível que pareça, PES tem mais times brasileiros que o Fifa, na opinião de alguns, uma narração brasileira melhor e jogadores mais bem "desenhados".

Fifa ainda tem animações melhores que PES, que por sua vez tem as animações um pouco robóticas.

Definitivamente PES é o jogo que mais evoluiu entre os dois, já que a EA apostava que não mexer muito iria agradar muita gente, o que realmente aconteceu, mas também desagradou muita gente.

Ambos os games tem erros bobos, mínimos,  e outros importantes, como a desatualização do PES e a torcida "errada" do Fifa.

Esse ano a briga é boa, com a Konami trazendo de volta a hegemonia de Pro Evolution Soccer e a EA pecando em algumas coisas mas não deixando de fazer um jogo bom.

Então, como dito no começo, escolha qual jogo é melhor.

Fontes: Uol jogos e TecMundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...